MEDITE NISSO

UM blog para ajudar a todos que querem viver o verdadeiro Evangelho em qualquer esfera da sua vida♥


Dinâmicas












Dinâmica - Coração cheio do Espírito - adaptada por Érick Freire    O que é o Batismo com Espírito Santo 

Objetivo: Observar o coração cheio do Espírito Santo e que produz vida.
Tempo estimado: 12 a 15 minutos.

Material: Um coração com uma torneira gotejando feito em cartolina guache (de Preferência branca), cada gota deve ter um espaço para se escrever.

Procedimento: Por a sala em forma de meia lua e distribua aos alunos gotas previamente desenhadas em pequenos pedaços de papel A4 (ofício) e peça que cada um escreva o que sai de dentro de um coração cheio do Espírito, depois peça-os que leiam Ef. 5.18 E não vos embriagues com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

Aplicação pessoal: Forme dois grupos na sala e dê 3 minutos para eles discutirem o texto lido e fazerem a relação com o coração cheio do Espírito, logo depois em 2 minutos no máximo, cada grupo irá expor o que descobriram.

Conclusão: Concluir perguntando aos alunos Por que para ser cheio do Espírito não precisamos ser batizados com Espírito Santo? O que significa batismo com Espírito Santo?
Com essa dinâmica você irá quebrar o paradigma de que muitos acham que só é cheio do Espírito quem é batizado com Espírito Santo.

Dinâmica - Trajetória Fatal

Objetivo:  Orientação quanto ao exercício da obediência e a resistência a cobiça.

Material: Folha de ofício com a seguinte palavra: Concupiscência.

Introdução: A concupiscência é uma das coisas do mundo. A Bíblia diz em 1 João 2:16-17 “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”
A concupiscência é pecado e conduz a outros pecados. A Bíblia diz em Mateus 5:28 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
O homem concupiscente pagará as consequências. A Bíblia diz em Provérbios 6:25-29 “Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares. Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? Assim será o que entrar à mulher do seu proximo; não ficará inocente quem a tocar.” A graça de Deus dá-nos poder para dizer não à concupiscência. A Bíblia diz em Tito 2:11-12 “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente.”

Procedimento: Leitura do texto para reflexão.

        Um agricultor fixou residência num verdadeiro paraíso. Que solo maravilhoso! Tudo que plantava crescia. Sua terra era realmente abençoada! A lavoura frutificava praticamente durante todos os dias do ano. Tudo era perfeito, apesar da presença constante do vizinho no pomar. Por diversas vezes, ele trouxe uam proposta para comprar as terras do agricultor, queria tudo para ele; a felicidade dos moradores o incomodava tremendamente e a cada rejeição, se sentia derrotado, por isso, o invejoso vizinho resolveu planejar um meio de acabar com tudo.
         Um dia, quando o agricultor não estava em casa, ele resolveu conversar com sua bela esposa sobre o velho ribeiro atrás da plantação. O indivíduo assegurava que lá no lamaçal havia muitas pedras preciosas e ouro. Deixou a mulher curiosa, era tentadora umanotícia dessas. Ao entardecer, quando o marido chegou, ela não cansava de alimentar sua cobiça e pedia-lhe que fossem até o ribeiro dá uma olhadinha, só uma espiadinha. Pela insistncia, ele foi. Resolveu remover a lama do brejo com uma enxada. Que surpresa! Ao remover a lama, começaram a sair muitas cobras venenosas. Que susto, desesperados tentaram fugir, mas de nada adiantou, foram picados mortalmente. O vizinho ficou contente e agora podia se apossar de tudo o que aquele agricultor tinha juntado em toda sua vida, tudo agora era dele.

Respondendo francamente:
Distribua folhas e lápis para que as respostas sejam escritas.
As perguntas são: Compare a tática do vizinho inimigo com a tática da serpente no Éden (Satanás):
O desejo carnal, ou seja, a concupisciência é um sentimento normal ou perigoso?
Como comparar aqueles lavradores com pessoas que caem em tentação?
Qual o conselho que você daria para quem houve a voz do inimigo?

Dinâmica: Débora Ferreira da Costa no livro Dinâmicas Criativas


DINÂMICA - CORRIDA DE REVEZAMENTO - SIMPLES E ÓTIMA PARA REVISÕES.

Objetivo: Fazer a revisão do assunto abordado.
Material: Dois lápis de quadro branco ou dois gizes para escreverem no quadro.

Desenvolvimento: Divida a turma em dois grupos e forme uma fila com cada grupo em frente ao quadro, passe uma linha vertical no centro do quadro branco ou negro dividindo-o ao meio e oriente aos alunos escreverem o maior número possível de palavras sobre determinado assunto em um tempo de 3 minutos, cada aluno deverá por uma palavra no quadro, voltar a fila e entregar o lápis ao próximo aluno que estava atrás dele e ir para o final da fila de seu grupo, enquanto o tempo estiver rolando os alunos escreverão, fazendo com que aja uma rotatividade na fila e todos participem.

Obs.1. Não se deve haver inicialmente preocupação com erros da escrita (ortografia).
        2. Não é permitido haver repetições de palavras dentro do próprio grupo e essas não serão contadas.
        3. Cada palavra certa valerá um ponto, se o professor quiser fazer uma segunda rodada valerá dois pontos, uma terceira três e assim por diante.
        4. Não é obrigado ser palavras isoladas, podem ser expressões.

Exemplo: Vamos dizer que a aula seja sobre a salvação, então o professor pode dicidir que os alunos escreverão palavras sobre o que acontece com o homem que não está salvo por Jesus (na primeira rodada) e o que acontece com as pessoas que alcançam a salvação (na segunda rodada) e se quiser uma terceira rodada poderia ser relacionadas as consequências do pecado.

Vamos dizer que o primeiro grupo fez 14 palavras ao todo, mas tinha 4 repetidas ou com o mesmo sentido, então se fará o cálculo 14 - 4 = 10 pontos, se for na segunda rodada será 14 - 4 = 10 x 2 = 20 e assim por diante.

Conclusão: Não se precisa de muito material para dinamizar a aula da EBD, basta somente criatividade.

_____________________________________________________

PIZZA


- Participantes: 7 a 15 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Preferências Individuais.
- Objetivo: Descobrir a importância de diferentes temas para os integrantes do grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes.
- Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.

PRESENTE DA ALEGRIA

* Objetivos: promover um clima de confiança pessoal, de valorização pessoal e um estímulo positivo, no meio do grupo; dar e receber um “feedback” positivo num ambiente grupal.
* Tamanho: 3 a 10 pessoas
* Tempo: 5 minutos por participante;
* Material lápis e papel;
* Descrição:
- O coordenador forma subgrupos e fornece papel para cada participante;
- A seguir, o coordenador fará uma exposição, como segue: “muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para cada membro do grupo”;
- Prosseguindo, o coordenador convida os membros dos subgrupos para que escrevam uma mensagem para cada membro do subgrupo. A mensagem visa provocar em cada pessoa sentimentos positivos em relação a si mesmo;
- O coordenador apresenta sugestões, procurando induzir a todos a mensagem para cada membro do subgrupo, mesmo para aquelas pessoas pelas quais não sintam grande simpatia. Na mensagem dirá:
1. Procure ser específico, dizendo, por exemplo: “gosto do seu modo de rir toda vez que você se dirige a uma pessoa”, em vez de: “eu gosto de sua atitude”, que é mais geral;
2. Procure escrever uma mensagem especial que se enquadre bem na pessoa, em vez de um comentário que se aplique a várias pessoas;
3. Inclua todos, embora não conheça suficientemente bem. Procure algo de positivo em todos;
4. Procure dizer a cada um o que observou dentro do grupo, seus pontos altos, seus sucessos, e faça a colocação sempre na primeira pessoa, assim: “eu gosto” ou “eu sinto”;
5. Diga ao outro o que encontra nele que faz você ser mais feliz;
- Os participantes poderão, caso queiram, assinar a mensagem;
- Escritas às mensagens, serão elas dobradas e colocadas numa caixa para ser recolhidas, a seguir, com os nomes dos endereçados no lado de fora.

PRESENTE DE AMIGO
- Participantes: 10 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Avaliação dos Integrantes
- Objetivo: Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes
- Descrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo”.Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;
d) Ser na primeira pessoa;
e) Ser sinceras;
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.

________________________________________________________________


 INDO A LUGARES ALTOS




OBSERVAÇÃO/AÇÃO

* Objetivo: observar atentamente o comportamento do grupo de um participante para posteriores observações.
* Tamanho: 30 pessoas
* Tempo: 30 minutos
* Material: papel e caneta
* Descrição: o coordenador divide o grupo em um grupo de ação e outro de observação
- o grupo de ação permanece sentado em um círculo interno e o de observação em um círculo externo
- o grupo de ação simula um grupo de jovens que pode debater qualquer tema, enquanto o de observação analisa o outro grupo anotando fatos como quem participa, quem não participa, se existe alguém que monopoliza, se alguém se demonstra tímido e não consegue se expressar
- após o tempo que se achar necessário volta-se o grupo normal e se discute o que foi observado e vivido.
Exemplo: exemplos de coordenação
Forma-se um grupo para demonstrar o primeiro tipo de coordenador, o ditador, utilizando sempre o mesmo tema, este deve sempre mandar no grupo, assumindo ou não responsabilidades dentro do grupo. Após o ditador, forma-se outro grupo para exemplificar o coordenador paternalista que assume todas as responsabilidades que o grupo pode ter, após forma-se outro grupo demonstrando o coordenador que não assume a responsabilidade do grupo, sempre concordando com tudo que é proposto sem colocar em prática na maioria das vezes. E por último entra o coordenador democrático que seria um coordenador perfeito que sabe ouvir as pessoas e “força” o trabalho em grupo
Fonte: idagospel

_________________________________________________________________________________________

A ÀGUA E O ÓLEO.

PÚBLICO ALVO:

  • Todas as faixas etárias.
 POSSÍVEL APLICAÇÃO:

  • Para demonstrar como as naturezas humana e divina de Cristo não se misturam quando Ele este aqui na Terra mantendo-se completamente Deus e completamente homem;
 PODE AINDA SER USADA PARA AS SEGUINTES APLICAÇÕES:

  • Para demonstrar como nós precisamos observar com quem nos relacionamos e que, como luz, devemos cuidar com quem nos relacionamos (ver Salmos 1).
 MATERIAL NECESSÁRIO:

  1. Um copo de vidro ou cristal transparente com água pela metade;
  2. Um copo de vidro ou cristal transparente com óleo de soja (ou similar) pela metade;
  3. Um copo de vidro ou cristal transparente vazio;
  4. Uma colher se sopa.
 COMO FAZER:

  1. Com uma das mãos coloque o conteúdo do copo de água dentro do copo grande transparente;
  2. Agora, coloque dentro do copo grande transparente o conteúdo do copo com óleo;
 3.Agora agite os dois conteúdos dentro do copo com a ajuda da colher;

  1. Deixe o copo grande com os dois conteúdos misturados descansar um momento;
  2. Mostre como as duas substâncias não se misturaram;

  1. Afirme que com Jesus Cristo foi igual: Ele foi plenamente humano e plenamente divino sem permitir a mistura das duas naturezas. Jesus não teve sua divindade humanizada, nem sua humanidade divinizada. Ele foi homem e Deus ao mesmo tempo, plenos. Por mais que sua vida tenham tido momentos de agitação, ele soube se manter plenamente Deus e plenamente homem.

Fonte:marcostedesco

______________________________________________________


Dinâmica de Apresentação

Para que todos se conheçam e se sintam a vontade no grupo, o professor solicita que os participantes formem subgrupos de dois, com parceiros que não se conheçam. Durante alguns minutos as duplas se entrevistam mutuamente, logo após voltam ao grupo grande e cada membro fará a apresentação do colega entrevistado. Ninguém poderá fazer sua própria apresentação.


Recordações da infância

Participantes: 7 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Experiência de Vida.
Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.
Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.
Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.
Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas. Propostas de perguntas:
- Como era seu melhor amigo(a)?
- Como seu pai gostaria que você fosse?
- O que você imaginava ser quando crescesse?
- Quais os seus sonhos de infância?
- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?
- Qual a melhor lembrança de seu pai?
- Qual a melhor lembrança de sua infância?
- Qual a melhor lembrança de seu mãe?
- Qual a sua primeira grande alegria?
- Qual o seu primeiro contato com Deus?
- Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?


Explosão do coordenador 

Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos indivíduos.
Tamanho: 30 pessoas
Tempo: 10 minutos
Descrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a explosão do coordenador.
* Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.

Jogo comunitário

Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.
Material: uma flor.

Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo. 

Conte cantando 

Chame os participantes para frente.

Escolha um corinho para eles cantarem (deve ser o mesmo hino para todos)

Junte uns 30 grãos de feijão (ou qualquer outros grãos). O participante deverá cantar um hino em voz audível para que todos os que estão assistindo escutem e ao mesmo tempo em que canta deverá mentalmente contar os grãos.

Quando terminar de cantar o hino, ele deverá dizer quantos grãos ele contou. O dirigente deverá conferir para ver se realmente tem a quantidade que ele disse. Se não tiver a mesma quantidade, ele está fora.

Aquele que no final tiver contado mais grãos este será o vencedor.

OBJETIVO: Mostrar como difícil é servir a dois senhores. 

Combinações na Natureza

O líder deve ir previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco opaco materiais da natureza, (folhas, pedras, sementes, galhos, flores, etc ). À medida que o passeio
prossegue nos locais adequados, as amostras são retiradas do saco e exibidas ao grupo, que então tenta combinar o material mostrado com alguma outra coisa da área de visão imediata, continua - se a brincadeira até o término do passeio ou dos objetos, dando pontos aos que acertarem ou que demonstrarem criatividade.





Caminhada Musical :

Dividir o grupo em frações suficientes para 4 subgrupos, encaminhando - os para os 4 pontos cardeais. Definir um tempo de exploração. Ao caminhar o grupo vai anotando itens que lembrem hinos ou cânticos. Não se deve levar o hinário juntos. Ao retornarem ao ponto de partida na hora marcada ( premiar a pontualidade ), cada grupo diz que hinos relacionou com que objetos da Natureza. Ao final fazer uma "festa musical" com as músicas mencionadas.

Caminhada Bíblica :
Variante da anterior, usando passagens ou histórias bíblicas como ponto de relação.  


Abra o olho meu irmão


Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.

Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.

Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.

A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.

Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?

Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34. 


Rótulo  

Material necessário:  Etiquetas adesivas e pincel atômico
Desenvolvimento:  divida a sala em vários grupos (com 5 a 6 integrantes), prenda na testa de cada integrante do grupo uma etiqueta com uma das consignas: sábio, ignorante, líder, bobo, mentiroso, bondoso, etc.  Proponha um tema a ser discutido nos grupos, essa discussão, no entanto, será realizada de acordo com a consigna que cada pessoa levará na testa.
Compartilhar: Muitas vezes rotulamos as pessoas e não damos valor ao que ela realmente é. Jesus nos ensinou a olharmos o interior e não o exterior das pessoas.

Garrafas

Material necessário: Uma garrafa de refrigerante vazia.
Desenvolvimento -  Todos sentados em círculo. O professor  coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando para alguém e dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para  quem ela apontar e assim sucessivamente.
Compartilhar:  as boas palavras edificam  (1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25).
Fonte:  idagospel.com


________________________________________________________________



A alma anseia pelo seu criador e deseja estar nos seus átrios. Devemos amar a Deus de todo o coração.
MATERIAL: imãs, pregos, vidro e areia
OBJETIVO: saber que a alma anseia por Deus
PROCEDIMENTO: coloque areia no vidro e misture os pregos. Comente que a alma tem sede de Deus e necessita buscar a sua face. Mostre o vidro com a areia e os pregos, peça aos alunos para imaginar que aquela areia é o mundo e que os pregos são as almas deles. Passe o imã em volta do copo. Os pregos se moverão em direção ao ímã. Mesmo tendo o vidro e a areia como obstáculos, eles alcançarão a lateral do vidro. Diga que devemos agir dessa forma: buscar a Deus em todo instante, mesmo que as circunstâncias sejam adversas, porque a alma tem sede de Deus. É preciso ter comunhão com Ele para alcançar a vida eterna e morar na Nova Jerusalém. Coloque o ímã próximo da areia – os pregos grudarão no ímã. Explique que a alma que busca a Deus tem comunhão com Ele.
fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 9 - nº34 - abr-maio-jun/2008. Rio de Janeiro, CPAD.

_________________________________________________________________


A avaliação é umprocesso fundamental, mesmo que seja feita de maneira informal.                                                                                                                                                                               OBJETIVO: avaliar, de forma descontraída e alegre, o real aproveitamento dos conteúdos ministrados durante o trimestre (ou a cada aula*).

 MATERIAL: um recipiente, balas e tiras de papel com perguntas do trimestre (ou aula*).

PROCEDIMENTO: Encha o recipiente com as balas, selecione perguntas dos questionários das 13 lições estudadas (ou da aula dada*) e enrole-as bem nas balas, sendo uma pergunta por bala. A seguir, peça que cada aluno retire uma bala, desenrole a pergunta e faça a leitura diante da turma. Ele só poderá saborear a bala, se responder corretamente.
Sugestão: essa dinâmica é interessante, pois é um meio divertido de avaliar, assim, cada vez que você for realizá-la, poderá trocar a bala por pirulitos, bombom ou outros doces.

 *grifo nosso

Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 4 - nº14 - abr-mai-jun/2003. CPAD, Rio de Janeiro.

__________________________________________________
Dinâmica sobre o “ficar”

Contribuição da Virginia Rochete!

Papel colado: serve para exemplificar o que o "ficar" acarreta aos jovens.
Pegue duas folhas sulfite, uma azul e outra rosa... uma representa a menina e a outra o menino.
Passe cola nas folhas e grude... aperte bem.
Diga que é isso o que acontece qdo os jovens estão ficando (abraços apertados e o q eles chamam de amassos... infeliz realidade.
Depois de um tempo desgrude as folhas (pode fazer com durex tbm) e sairá um pedaço da folha azul na rosa e vice-versa...
Isso mostra que a experiência vivida deixará marcas em ambas as pessoas. Quanto mais pessoas um jovem 'ficar', mais 'pedaços' de outros ele levará com ele, e deixará pedaços seus espalhados por aí. O seu 'eu', a sua alma, a sua pessoa interior, ficará cada vez mais manchado, se afastando da pureza que Deus deseja para a vida sexual, emocional, afetiva, de cada jovem.

Chiclete mastigado: ao iniciar o bate papo esteja mastigando ostensivamente um chiclete; faça questão de que os alunos notem isso (eles com certeza vão pedir, mas não ofereça nesse momento).
Comente sobre o assunto "ficar", sobre a importância da virgindade, etc, e deixe que os alunos comentem alguma coisa. Em tom casual, no meio do bate-papo, pergunte se alguém quer um chiclete. Eles com certeza vão querer.
Então, tire o seu chiclete da boca e ofereça! Provavelmente isso chocará um pouco e eles vão ficar com nojo...
Explica que é essa a sensação que se tem de uma pessoa que ficou com muita gente, como se fosse usada por todos... e perdeu seu gosto, perdeu sua graça...
Comente que um chiclete novinho todo mundo quer e prefere... (dê um chicelete para cada aluno).
- Lembre-se de apresentar Jesus como a possiblidade de renovar os corações, curar as feridas emocionais e afetivas que uma vida assim deixa nas pessoas. Lembre que o Espírito Santo é quem pode mudar as mentes e ajudar a controlar os desejos da carne. Que Jesus restaura "folhas de vidas com muitas marcas", e pode fazê-la novinha novamente.


 ________________________________________________________________

DINÂMICA PARA CASAIS
DEMONSTRANDO OS SENTIMENTOS
Material:um urso de pelúcia.
Porcedimento: formar um circulo com todos os casais e passe o urso de mão em mão, e pedir para a pessoa que estiver com o urso nas mãos falar em voz alta o que tem vontade de fazer com o urso .  e ir passando um por um e falando, quando chegar no ultimo , pedir para a pessoa que faça o que disse que gostaria de fazer com o urso para eles fazerem com seu Conjuguê .
OBJETIVO DA DINÂMICA:
Mostrar aos casais que muitas vezes não mostramos ao outro nossos sentimentos por ele esta dinâmica é bem descontraida serve de motivação para os casais.
______________________________________
 Dinâmica: COMO ESTA SEU CASAMENTO ?

material:
1 banana bem bonita e não muito madura
1 agulha prepare antes da reunião começar para que os casais não vejam .
pega -se a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca da banana até que você perceba que transpassou o miolo da banana e encostou no outro lado da casca sem furar o outro lado da casca em e nesse furo faça movimento vai e vem para poder corta a banana isso você vai fazer em toda a banana de um espaço entre um furo e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa .  é assim você vai fazer isto e quando você for fazer a dinâmica você ira perguntar para os casais com esta seu casamento ?
 Olhem essa banana que linda não é você ver algum machucado nela ela esta com aparência de que esta com algum problema ?
e peça para eles responderem, eles responderam que não então você pega e vai descascando a banana devagar para que vai se caindo rodelas de banana , e você fala para eles:
Então queridos olha só agora com esta a banana que se aparentava linda por forra só que por dentro esta toda cheia de pedaços , e você pergunta novamente?
E como está com o casamento de vocês lindo perfeito com a banana alguns minutos atrás ou assim como esta agora?
E comentar com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outro que É lindo maravilhoso e até mesmo perfeito, que não necessitam de ajuda nenhuma será que hoje vocês não estão precisando de alguma ajuda em seu casamento?  e complemente com suas palavras essa dinâmica da um momento de reflexão para todos pensarem pois muitos acham que não precisam de ajuda de ninguém para resolverem seus problemas com sua esposa , esposo , filhos será que não precisamos mesmo? Espero que gostem dessa Dinâmica


__________________________________________

Dinâmica Vocacional - Analisar a nossa vivência Cristã.
Enviada por: Maria Helena L. de Carvalho

Objetivo: Dinâmica Vocacional - Analisar a nossa vivência Cristã.

Participantes: Todos os presentes no encontro.

Material: Anti-ácido efervescente Ex: Eno, Somrisal etc.

Descrição:

1. Um copo ou vidro transparente cheio de água e com tampa.

2. A 1º pessoa traz o (Anti-ácido efervescente) e coloca-o em cima da tampa.

3. A 2º pessoa coloca o outro (Anti-ácido efervescente) com o envelope invólucro fechado dentro do copo.

4. A 3º pessoa abre o (Anti-ácido efervescente) do envelope e coloca-o dentro da água para se misturar.

5. Analisar: como vim participar deste encontro?

6. Para que vim?

7. Como é minha participação dentro da comunidade?

8. Analisar três tipos de cristãos:

O que fica por fora, não participa e até atrapalha a entrada dos outros. É o cristão que renunciou o seu Batismo.

O 2º entrou mas fechou-se, até estorva. Fica no seu próprio mundo. É corpo morto, estraga até o visual, não se envolve. Fica boiando. Pode também ser o que gosta mais de se aparecer.

O 3º se abriu, penetrou, se envolveu totalmente. Questiona, provoca revolução momentânea, se desfaz, se consome para curar, para salvar, Foi até o fundo, depois subiu, ficou leve. O sonrisal não deixa de ser sonrisal, não perde a sua identidade e toma todo o conteúdo, as dimensões da água. E a água se torna curativa.

Para refletir:

Na minha vida que Sonrisal eu sou?

As vezes deixamos os outros permanecerem como o 1º e o 2º?

Ainda encontramos cristãos parecidos como o 3º Sorrisal?

______________________________________________________________________












A TEMPESTADE MENTAL


Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;
Tamanho: 6 pessoas;
Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;
Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:
1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas.
Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;
2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.
1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobreviventes nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.
2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.
3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.
4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas. 






FONTE:BLOG DO ADOSLESCENTE CRISTÃO

___________________________________________
JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO

Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.
Desenvolvimento: distribuir aos participantes, papel e convida-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.
Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.
Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.
Diante da cabeça: 3 idéias das quais não abre mão.
Diante do coração: 3 grandes amores.Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.
Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.
Colocar em plenário - Foi fácil ou difícil esta comunicação? Por quê?
- Este exercício é uma ajuda?  Em que sentido?
-Em qual anotação sentiu mais dificuldade?  Por quê?
- Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por quê?
Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37

EVANGELHO EM PEDAÇOS

Participantes: 10 a 15 pessoas
Tempo Estimado: 30 minutos
Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.
Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.
Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.
Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas. 



FONTE:BLOG DO ADOSLESCENTE CRISTÃO






_________________________________________________________

A VIAGEM

Objetivo: Definir as prioridades pessoais.
Material: Papel e caneta para cada integrante.
Descrição: O coordenador pede para que cada pessoa escreva cinco sonhos pessoais de cada um. E começa a dizer: Lembrando que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida. Iremos para outro país, numa longa jornada. Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?
Para o plenário: O carro cheio representa a nossa família ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos. O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos. O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos, isso é uma purificação e finalmente a alfândega que significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira. Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?O que me motiva durante as dificuldades?Que retribuição devo esperar se seguir corretamente todos os meus passos nesta viagem?Qual a retribuição que Deus deu para mim?
FONTE:BLOG DO ADOSLESCENTE CRISTÃO



_____________________________________________



Dinâmica: A Palavra de Deus que transforma


Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e uma vasilha com água.

Descrição:


Primeiro se explica que a água é a palavra de Deus e que o objeto somos nós, depois se coloca a água na vasilha, e alguém mergulha o isopor, após ver o que ocorre com o isopor, mergulhar o giz, depois a vidro de remédio e por último a esponja. Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós. Dê um objeto para cada pessoa.


Colocar 1º a bolinha de isopor na água. Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?

Mergulhar o giz na água. Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?

Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu. Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar nada para si mesmo. E nós ?

Mergulhar a esponja e espremer a água. Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua molhada.

Iluminação Bíblica: Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,16

____________________________________________________________________






o:

TESTE DE RESISTÊNCIA À PRESSÃO SOCIAL

Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.


Tamanho: 30 pessoas
Tempo: 40 minutos
Descrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito.
Para sua realização:- Dois ou três participantes voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai à passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;
 - Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;
- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.
 - outros.





FONTE:BLOG DO ADOSLESCENTE CRISTÃO
____________________________________________






OBJETIVO: FACILITAR O CONHECIMENTO ENTRE OE MEMBROS DO GRUPO E REFLETIR SOBRE A POSIÇÃO DO CRISTÃO COMO LUZEIRO DO MUNDO.


MATERIAL: UMA CAIXA DE FÓSFOROS.


PROCEDIMENTO: FORME UM CIRCULO EM VOLTA DO LÍDER. ESSE FICA NO CENTRO DA SALA ONDE OS PARTICIPANTES SERÃO ESCOLHIDOS CONFORME A SEQUÊNCIA ALFABÉTICA DE SEUS NOMES. O PRIMEIRO SE APRESENTA NO CENTRO DO CIRCULO E O LÍDER ENTREGA A ELE UMA CAIXA DE FÓSFOROS. ELE TERÁ QUE ACENDER O PALITO E FALAR ASPECTOS RELATIVOS À SUA IDENTIDADE: NOME, ONDE MORA, SUA IGREJA, ATIVIDADE QUE EXERCE ESTADO CIVIL. ENQUANTO DURAR A CHAMA, A PESSOA VAI SE FAZENDO CONHECIDA NO GRUPO. SE O PALITO APAGAR LOGO TERÁ UMA NOVA CHANCE QUANDO TODOS TERMINAREM DE SE APRESENTAR.


PARA PENSAR: “PORQUE NOUTRO TEMPO, ÉREIS TREVAS, MAS AGORA, SOIS LUZ NO SENHOR: ANDAI COM FILHOS DA LUZ” (EF 5.8).
EXTRAÍDO DO LIVRO DINÂMICAS CRIATIVAS. AUTORA DÉBORA FERREIRA DA COSTA.
__________________________________________________________________


ORQUESTRA


OBJETIVO: POSSIBILITAR CONHECIMENTO DE FORMA AGRADÁVEL E ESPONTÂNEA.


MATERIAL: UM CARTÃO CONTENDO A GRAVURA DE UM INSTRUMENTO MUSICAL PARA CADA PESSOA. A GRAVURA DO INSTRUMENTO PODE SE REPETIR.


PROCEDIMENTO: PEÇA QUE OS PARTICIPANTES SE LEVANTAREM UM APÓS O OUTRO PARA PEGAR OS CARTÕES COM GRAVURA, QUE ESTARÃO EXPOSTO SOBRE A MESA. TODOS PASSARÃO, OLHARÃO AS FIGURAS E ESCOLHERÃO UMA. QUANDO ESTIVEREM COM A FIGURA DOS INSTRUMENTOS, O LÍDER PEDE QUE CADA MÚSICO FAÇA A SUA APRESENTAÇÃO MUSICAL. A PESSOA IRA SE LEVANTAR, TOCARA O SEU INSTRUMENTO FICTÍCIO E SE APRESENTARA DE FORMA CANTADA, FALANDO SEU NOME, ONDE MORA, O QUE FAZ SEU ESTADO CIVIL, ETC. QUANDO TODOS TIVEREM SE APRESENTANDO, O LÍDER ENTOA UM CÂNTICO SAUDANDO OS VISITANTES E TODOS IRÃO TOCAR OS SEUS INSTRUMENTOS, FORMANDO UMA GRANDE ORQUESTRA IMAGINARIA. OS INSTRUMENTOS PODERÃO SER, POR EXEMPLO: PANDEIRO, TRIÂNGULO, VIOLÃO, TECLADO, ACORDEÃO, BATERIA, HARPA, CHOCALHO, INSTRUMENTOS DE SOPRO, ETC.


PARA PENSAR: “A ALEGRIA CONTAGIA ATE OS CORAÇÕES MAIS TRISTES, POR ISSO A MELHOR MANEIRA DE VIVER É EXPRESSANDO A FELICIDADE E DANDO AO PRÓXIMO”.
EXTRAÍDO DO LIVRO DINÂMICAS CRIATIVAS. AUTORA DÉBORA FERREIRA DA COSTA.
___________________________________________________________________


O RÁDIO

OBJETIVO: DESENVOLVER A CAPACIDADE DE SILENCIAR PARA OUVIR A VOZ DO CORAÇÃO.


MATERIAL: RÁDIO DE PILHA.


PROCEDIMENTOS: COMECE A DINÂMICA COMENTANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SILENCIO. CALAR NÃO É MUITO IMPORTANTE PARA ESCUTAR A VOZ DE DEUS E O GEMIDO DO PRÓXIMO. A SEGUIR, DIVIDA A TURMA EM TRÊS GRUPOS ESCOLHENDO UM REPRESENTANTE PARA CADA EQUIPE. PEÇA QUE ELES SE RETIREM POR ALGUNS MINUTOS E IMEDIATAMENTE ESCONDA O RADIO LIGADO BEM BAIXINHO. CHAME-OS NOVAMENTE PARA LOCALIZAR O RADIO LIGADO. O REPRESENTANTE DO GRUPO QUE ENCONTRAR SERÁ O VENCEDOR. APÓS ENCONTRAR O RADIO, CADA GRUPO QUE ACHAR O MAIOR NÚMERO DE VERSÍCULOS GANHA UM PREMIO.


EXTRAÍDO DO LIVRO DINÂMICAS CRIATIVAS. AUTORA DÉBORA FERREIRA DA COSTA.
____________________________________________________________________________
ABRA O TEU OLHO


OBJETIVO: SENSIBILIZAR OS ELEMENTOS DO GRUPO A UTILIZAR BEM OS OLHOS PARA QUE OBSERVEM A DIFERENÇA ENTRE VER E OLHAR. NÃO DEIXAR PASSAR DESPERCEBIDAS AS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE ESTÃO AO SEU LADO.


PROCEDIMENTO: EXPONHA A NECESSIDADE DE O HOMEM APRENDER A VER. NA VIDA, MUITAS PESSOAS OLHAM O MUNDO, MAS NÃO CONSEGUEM VÊ-LO. A SEGUIR, CONVIDE OS PRESENTES A OBSERVAREM O COLEGA QUE ESTA A DIREITA, PROCURANDO VER COMO ELE É FISICAMENTE. DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS, CHAME CADA PESSOA PARA FALAR SOBRE AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS. FAÇA-LHES AS SEGUINTES PERGUNTAS: - QUAL O DETALHE QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO NA PESSOA? -QUAL A COR DE SEUS OLHOS? -FALE SOBRE SEU SORRISO. –QUAL A MANEIRA DA PESSOA SE EXPRESSAR?


PARA PENSAR: “NADA NO MUNDO É INSIGNIFICANTE, POR ISSO VALORIZEMOS TODOS OS DETALHES AO NOSSO REDOR”.
EXTRAÍDO DO LIVRO DINÂMICAS CRIATIVAS. AUTORA DÉBORA FERREIRA DA COSTA.
______________________________________________________________________
SEGREDOS DO CORAÇÃO


OBJETIVO: INCENTIVAR A REFLEXÃO SOBRE OS SEGREDOS ESCONDIDOS NO CORAÇÃO.


MATERIAL: PAPEL EM MODELO DE CORAÇÃO E LÁPIS.


PROCEDIMENTOS: ESCREVA EM LETRAS DE FORMA UM DEFEITO, PROBLEMA OU DIFICULDADE QUE VOCÊ POSSUI, SEM COLOCAR NOME NO PAPEL. O CORAÇÃO DEVERÁ ENTÃO SER DOBRADO E COLOCADO DENTRO DE UMA CAIXA. MISTURE BEM OS CORAÇÕES E CIRCULE A CAIXA PELO GRUPO. CADA MEMBRO TIRA UM PAPEL, QUE NÃO SEJA O SEU. UM A UM, TODOS ABRIRÃO OS CORAÇÕES SORTEADOS E, FALANDO SEMPRE NA PRIMEIRA PESSOA, “EU”, TENTARÃO ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA O RESPECTIVO PROBLEMA.
PARA PENSAR: COMO CONTRIBUIR PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ALHEIOS? “É FÁCIL ASSUMIR COMO SEU O PROBLEMA DO OUTRO?” “HÁ ALGUNS CASO ESPECIAL QUE GOSTARÍAMOS DE COMENTAR? POR QUÊ?”.
EXTRAÍDO DO LIVRO DINÂMICAS CRIATIVAS. AUTORA DÉBORA FERREIRA DA COSTA.
_______________________________________________________________

Dinâmica das duas máscaras

Dinâmica: Duas máscaras Material
Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor, Barbante de 50 cm, Tesoura.
Desenvolvimento : Cada participante recebe um folha em branco. Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve:
Lado 1 : Aquilo que acha que é. ( alegre, triste, feio, bonito. ) ( Como me vejo )
Lado 2 : Escreve como os outros me vêem. ( 3 aspectos como os outros me vêem. )
Colocar a máscara no rosto do lado “como me vejo”. Circular pelo ambiente lendo o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas leiam o que está escrito na sua. Após um tempo, mede-se o lado da máscara e continua a circular, se conhecendo. Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros acham, etc…
____________________________________________________________

Dinâmica da troca de um segredo









- Participantes: 15 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 45
- Modalidade: Problemas Pessoais.
- Objetivo: Fortalecer o espírito de amizade entre os membros do
grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes.
- Descrição: O coordenador distribui um pedaço de papel e um lápis
para cada integrante que deverá escrever algum problema, angústia ou
dificuldade por que está passando e não consegue expressar oralmente.
Deve-se recomendar que os papéis não sejam identificados a não ser
que o integrante assim desejar. Os papéis devem ser dobrados de modo
semelhante e colocados em um recipiente no centro do grupo. O
coordenador distribui os papéis aleatoriamente entre os integrantes.
Neste ponto, cada integrante deve analisar o problema recebido como
se fosse seu e procurar definir qual seria a sua solução para o
mesmo. Após certo intervalo de tempo, definido pelo coordenador, cada
integrante deve explicar para o grupo em primeira pessoa o problema
recebido e solução que seria utilizada para o mesmo. Esta etapa deve
ser realizada com bastante seriedade não sendo admitidos quaisquer
comentários ou perguntas. Em seguida é aberto o debate com relação
aos problemas colocados e as soluções apresentadas.
Possíveis questionamentos:
- Como você se sentiu ao descrever o problema?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?
- No seu entender, o outro compreendeu seu problema?
- Conseguiu pôr-se na sua situação?
- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
- Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo?
- Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência
da dinâmica?
____________________________________________________________






mundo

Dinâmica – Eu no mundo ou o mundo em mim?

*Ideal para palestras com adolescentes que tratem desta correlação.
Material:
*uma folha branca de ofício ou A4.
*uma folha de papel de cor escura (preta,azul,vermelha e etc) do mesmo tamanho.
*Cola.
1 – Convide um adolescente para vir a frente e dê o papel branco. Diga que aquele papel é ele como cristão, se refere à sua vida com Deus no dia a dia se preparando para a vida eterna. Foi resgatado por Cristo e precisa viver assim…..branco, limpo, sem mancha.
2 – Ao outro dê o papel colorido. Diga que significa o mundo com toda sua beleza, ofertas e oportunidades. Festas, diversões, músicas, vocabulários (palavrões e/ou gírias), namoros com incrédulos, ficar e etc. (explore bem ao nível do contexto adolescente, mas não exagere).
3 – Agora vá passando a cola pelo papel branco e dizendo que ela significa as ofertas do mundo em sua vida; que vai ouvindo, se deixando levar pela influência de amigos, provocações do diabo. (espalhe cola por todo papel). Não se esqueça que tem de ser passada a cola NO BRANCO.
4 – Agora peça os dois adolescentes para juntarem os papéis. Diga que é o salvo se deixando influenciar pelo mundo.
5 -Alise com a mão prescionando os dois. É o mundo insistindo e o adolescente alí se deixando ouvir e ver tudo; parado, sem reagir, sem procurar ajuda de alguém (líder, pastor, pais, crentes de confiança e etc). Permaneça até perceber que colou.
6 – Agora puxe o PAPEL BRANCO. É o adolescente tentando sair e…….é tarde demais, o mundo o influenciou, esta escrevizando, já tirou pedaço ( a fé, o temor, a obediencia, ointeresse pelas coisas de Deus. vai machucar, vai ferir, vai doer e pode até matar (às vezes vai arrancar pedaço no papel branco).
MENSAGEM
*Não dê lugar para o mundo em sua vida.
*Cuidado, o mundo é cruel e só se mostra bonzinho para te cativar.
*Talvez não dê tempo de reotrnar antes de ser destruido.
*Não se brinca com Deus e nem facilita com o diabo.
Termine com este texto de Provérbios 14:12.
Se você está aqui, numa situação semelhante, é porque Deus está te dando uma chance e dee aproveitá-la sem perder tempo.
Faça um convite ao arrependimento e conserto, ore COM eles e POR eles.
NÃO SE ESQUEÇA
Um líder deve ser de máxima confiança para confidencias e muito sábio para resolver coisas que não está no alcance dele, mas que pode ajudar a pessoa não fracassar quando for disciplinada.


"PEQUENAS FRASES GRANDES EFEITOS"

"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

♥TODOS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG♥

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM♥

Assista sem se emocionar! ... "Lições que aprendi quando era pequeno"

COMO ELE NOS AMA!!!

♥DEIXE UM RECADINHO PARA MIM, PLEASE♥

Não entendo,quando alcançou mais de 6 MIL visitantes o marcador zerou