MEDITE NISSO

UM blog para ajudar a todos que querem viver o verdadeiro Evangelho em qualquer esfera da sua vida♥


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ENSINAR É UMA ATIVIDADE METÓDICA



Não se vai de um lugar em direção a outro, sem que antes não se defina o melhor caminho a seguir.

Métodos são caminhos.

O ensino é uma prática de quem sabe aonde quer chegar. O professor quando começa o preparo de sua aula deverá ter em mente objetivos específicos. Ele parte para a classe com o propósito de conduzir os alunos para o destino ou objetivos almejados.

Enquanto a pesquisa provê os conteúdos necessários para alcançar os objetivos do ensino, os métodos estabelecem o caminho que os alunos trilharão sob a direção do professor, até chegarem ao final da jornada.

Jesus utilizou vários métodos para conduzir os seus alunos aonde queria levá-los. No sermão da montanha (Mt 5-7) ele utilizou a preleção ou método expositivo, ideal para se falar para grandes públicos.

Com o fariseu Nicodemos (Jo 3.1-15) e com a mulher samaritana (Jo 4.1-26) usou o diálogo como método para comunicar dois dos grandes ensinos do Novo Testamento, um sobre o novo nascimento e outro sobre adoração.

Quando resolveu dar uma aula sobre o fundamento da igreja e sobre a sua missão messiânica (Mt 16.13-20), iniciou utilizando o método de perguntas e respostas. Vários outros métodos foram utilizados por Jesus.

A diversidade na utilização dos métodos de ensino tornam as aulas mais interessantes e menos monótonas.

O educador cristão deve buscar em oração, não apenas o que deve ensinar, mas, também, a sabedoria necessária no emprego dos métodos.

É preciso ficar atento para não cair no erro de pensar que por si só, os métodos farão uma revolução na prática de ensino do professor. Eles são apenas uma importante parte no processo ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros elementos importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização dos recursos didáticos (quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos, etc).
fonte: Altair Germano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"PEQUENAS FRASES GRANDES EFEITOS"

"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

♥TODOS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG♥

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM♥

Assista sem se emocionar! ... "Lições que aprendi quando era pequeno"

COMO ELE NOS AMA!!!

♥DEIXE UM RECADINHO PARA MIM, PLEASE♥

Não entendo,quando alcançou mais de 6 MIL visitantes o marcador zerou