MEDITE NISSO

UM blog para ajudar a todos que querem viver o verdadeiro Evangelho em qualquer esfera da sua vida♥


quarta-feira, 23 de março de 2011

Bíblia de Estudo Dake!


O argumento de que novos convertidos ficarão confusos com as notas da Dake não se sustenta. Neoconversos precisam ser ensinados. Eles podem se confundir até ao ler o texto bíblico puro, sem nenhuma nota! Dake é uma Bíblia de estudo! Destina-se a um público-alvo definido. Os neófitos precisam ser ensinados, na Escola Dominical e nos cultos de doutrina. O problema é que muitos pastores, em vez de ensinarem o povo, nos cultos de ensino da Palavra, preferem fazer o culto da vitória! E depois ainda falam em zelo com a sã doutrina...

A Bíblia de Estudo Dake é riquíssima. Bernhard Johnson a usou. Jimmy Swaggart (que, apesar da queda, foi um grande expoente da Palavra de Deus) a usava no preparo de seus sermões. Expoentes como Antonio Gilberto e Elienai Cabral a recomendam. Eu também a utilizo como fonte de consulta. E não estou desviado! E ainda não conheço nenhum desviado por causa da leitura das notas da Dake!

Paremos com essa verdadeira “caça às bruxas”! Isso é exagerado e desproporcional. As incongruências da Dake não são maiores do que a sua utilidade como um todo. Não existe Bíblia de estudo perfeita! Até a Bíblia de Estudo Pentecostalapresenta algumas incorreções, apesar de ser uma obra excelente, com mais de 1,3 milhão de exemplares vendidos.

Todas as pessoas têm o direito de não comprar e de não recomendar a Dake. E todas, igualmente, têm o direito de comprá-la e recomendá-la. O livre exame é bíblico (1 Ts 5.21; 1 Co 2.15; At 17.11). E não é a primeira vez que CPAD lança obras contendo pormenores que geram dúvidas. Ainda estamos na terra; somos falhos. Somente o texto bíblico é infalível, inerrante e perfeito.



http://cirozibordi.blogspot.com/2010/02/eu-gostei-da-biblia-de-estudo-dake-2.html

Bíblia Dake: pastor Antonio Gilberto 

Por Judson Canto
Percebendo nos últimos dias uma série de comentários sobre a participação do pastor Antonio Gilberto na publicação da Bíblia de estudo Dake, que variam de citações a ofensas pessoais, perguntei-me: “Por que não inquirir o próprio?”. Aproveitando a sua presença em Curitiba, como palestrante da 48.ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO), solicitei uma entrevista com ele e fui atendido prontamente (ele me conhece dos tempos da CPAD).
Já de início, fiquei sabendo que ele está impedido de se pronunciar sobre o assunto, no que concerne a determinados aspectos da publicação da polêmica obra. Mesmo assim, várias questões importantes, que percebo serem do interesse da blogosfera cristã, puderam ser respondidas.
Em razão de parte das declarações do pastor Antonio Gilberto terem sido espontâneas, preferi não utilizar o formato tradicional de perguntas e respostas. Em vez disso, destaquei os assuntos:
Sobre o impedimento de se pronunciar
“O Conselho da Casa se reuniu e bloqueou o assunto. Só posso me pronunciar em reuniões, como fiz aqui [na EBO de Curitiba]. Pedi ao pastor Wagner Gaby, vice-presidente da igreja: ‘Por estarmos numa escola bíblica, com gente de vários lugares, o irmão autoriza eu tomar no máximo uns cinco minutos para dar um alerta sobre uma onda de boatos sobre a Dake? Não é questão de consideração comigo. Há uma onda de rumores, de pessoas desqualificadas e desautorizadas dando palpites em blogs, na Internet’. Vendo que ele concordava, tomei os cinco minutos para dar uma rápida satisfação. Mas estou bloqueado pelo Conselho, até ele me liberar. Na primeira quinzena de março, o Conselho vai se reunir novamente (não por causa disso, é uma reunião regular), mas o assunto volta.”
Sobre o seu real conhecimento do conteúdo da Dake
“Em 1969, eu era estudante na América. Antes de eu viajar para lá, o pastor Lawrence Olson, de saudosa memória, me disse: ‘Irmão Gilberto, quando chegar à América, logo que puder, compre umaBíblia de estudo Dake, que foi lançada agora’. E não foi só ele [que a recomendou]. E, de fato, logo que pude, comprei uma, mas não pude nem sequer tocar, devido ao programa do meu curso. Mas logo que retornei ao Brasil, eu a peguei por cinco anos. Foram cinco anos de estudo metódico, sem aquele negócio de pega e deixa.”
Sobre a recomendação de sua publicação pela CPAD
“Há seis anos, quando a Casa estudou a possibilidade de publicá-la em português, o projeto foi enviado para mim, como consultor, para eu dar um parecer. Eu me senti tranquilo, porque conhecia tudo sobre a Dake. Então dei o meu parecer. Eu disse: ‘Olha, a Bíblia é um manancial. É uma riqueza para estudantes, para pregadores, para pastores, para escritores. Mas faço algumas ressalvas, porque nela há alguns pensamentos intelectualistas, quer dizer, produto do cérebro humano. Há também alguns pensamentos racionalistas, da razão humana. Há também uma porção de pensamentos que são filosóficos. Mas o irmão Dake é falecido, a gente não pode conversar com ele e perguntar por que ele fez aquilo. Então sugiro que a CPAD obtenha licença para isentar a edição brasileira nesses pontos’. E, de fato, alguma coisa foi feita, mas, por razões que desconheço, passaram outras.”
Perguntei ao pastor Antonio Gilberto o que ele queria dizer exatamente com “pensamentos intelectualistas”, “pensamentos racionalistas” e “pensamentos filosóficos”, mas ele não tinha nenhum exemplo em mente. Perguntei se ele havia apontado especificamente alguma heresia, e ele respondeu que estava impedido de dizer, em razão de seu acordo com a Casa.
Sobre os críticos
“Pergunto: por que é que esses irmãos que estão sendo contrários não citam o caso do Novo Testamento interpretado, que contém impropriedades? É claro, não estou falando contra Champlin, eu o conheço pessoalmente. A linha que ele adotou foi colocar diante do leitor um leque de assuntos, e o leitor que escolha, usando de sabedoria. Como eu disse aqui na reunião, não sou obrigado a comer o peixe e as espinhas, senão vou me engasgar. Mas ninguém está falando contra Champlin. Logo se vê que é simplesmente ataque.”
Sobre o silêncio da CPAD
“Numa reunião do Conselho, o diretor da Casa [irmão Ronaldo Rodrigues de Souza] fez uma pergunta para mim: ‘Pastor Antônio Gilberto, seja franco: o irmão, como consultor, seria favorável à publicação de um encarte com uma nota explicativa no Mensageiro da Paz?’. Minha resposta foi: ‘Não, não sou favorável’.”
Não fui autorizado a publicar o restante da resposta, mas posso dizer que, na opinião do pastor Antonio Gilberto, o melhor era a discussão se desenvolver e morrer por si. Ao que parece, o conselho foi acatado.
Sobre seu posicionamento hoje
Por fim, perguntei ao pastor Antonio Gilberto se ele, depois de toda essa polêmica, ainda recomendaria a Dake. Sua resposta:
“[A Dake] é uma riqueza, e eu a recomendo, com aquelas ressalvas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"PEQUENAS FRASES GRANDES EFEITOS"

"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

♥TODOS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG♥

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM♥

Assista sem se emocionar! ... "Lições que aprendi quando era pequeno"

COMO ELE NOS AMA!!!

♥DEIXE UM RECADINHO PARA MIM, PLEASE♥

Não entendo,quando alcançou mais de 6 MIL visitantes o marcador zerou