MEDITE NISSO

UM blog para ajudar a todos que querem viver o verdadeiro Evangelho em qualquer esfera da sua vida♥


domingo, 13 de março de 2011

A Escola Dominical como fator transformador



Rm 12:1-2 ; Sl 119:130 ; 1Tm 2:4

O que é transformação? É a mudança que acontece na vida ou existência de seres ou coisas de um estado ou condição para outra. É evidente que temos visto transformação no sentido negativo e deteriorante, mas o que a palavra de Deus propões é uma mudança sempre para uma vida ou condição melhor de acordo com os padrões de Deus. Para que haja real mudança é necessário algumas coisas básicas, sem as quais não há uma constatar essa transformação. A mudança parte de algo já existente para operar tomando como base.
A transformação implica em abandono. È necessário deixar concertos e preconceitos e aceitar o que está sendo comunicado com submissão e fé. Tiago escreveu : recebei(aceitai)com mansidão a palavra em vós implantada .. (Tg 1.21).
O texto de Romanos 12 fala da renovação da mente (maneira de pensar), que resulta em transformação. È fato comprovado que como um ser humano pensa determina o que e como vive, seu estilo ou jeito de viver é então, resultado direto de sua mentalidade.
Não é nenhuma novidade que, vivemos em tempo em que as pessoas tem vivido segundo uma mentalidade secular-materialista, e isto afasta cada vez mais as pessoas em relação ao Deus eterno. Os grandes formadores de opinião no mundo não são há muito tempo os santos profetas ou homens de Deus e sim gente evidentemente sem experiência com Deus e isto prova o emaranhado de crendices supersticiosos que se evidenciam em todos os povos ou então o crescente número de pessoas que não acreditam em nada ou ninguém. Há dois extremos nesse contexto: um praticando o fanatismo religioso com várias aplicações e atitudes que faz com que milhões vivam escravizadas em temores infundados e materialismo arrogante que também sufoca a capacidade do ser humano para conhecer ao seu criador e servi-lo com fé verdadeira, certamente enquadram-se no que Paulo diz no seguinte texto: ..o deus deste século (secular) segou o entendimento.. (2Co 4.4).
Há sem dúvidas, um grande desafio para se fazer discípulos no mundo pós-moderno pois o homem pós-moderno é biblicamente indouto, ascético, não está convencido de que a verdade existe em termos absolutos e está pessoalmente à deriva.
Definição de Pós-modernismo.
Primeiro analisemos a era chamada moderna e seu produto ou seja , o homem
A pessoa moderna:
A moderna visão de mundo é caracterizada (no ocidente) por várias características fundamentais:
a) a centralização no indivíduo;
b) confiabilidade na percepção humana;
c) primazia da razão;
d) objetividade da verdade;
e) inviabilidade do progresso;
f) certeza de absolutos;
g) incerteza do sobrenatural
h) uniformidade da visão de mundo.
Esse sentimento ordenado do mundo como um mecanismo predito traz consigo o método científico, a era industrial, a da informação e, agora, a controversa idéia de que há verdades absolutas que se pode conhecer. De fato, essas suposições têm sido tão dominantes no mundo ocidental, durante os últimos três séculos, que mormente não nos damos conta de que estão operando. Parecem tão naturais e óbvias que a maioria de nós tem tido muito pouca necessidade de examiná-las. Além do mais, muitos desses conceitos tornaram-se fundamentais para o cristianismo evangélico com sua insistência em sólidos valores morais e sistemática aproximação para entender a Escritura. Ironicamente, esse mesmo tipo de pensamento também está fundado no mesmo ceticismo secular, científico quanto o sobrenatural.Esses fundamentos agora têm sido escavados e estão sendo demolidos por várias forças.
A Pessoa pós-moderna
A pessoa comum influenciada pelo pós-modernismo, talvez nunca tenha ouvido uma dissertação ou lido um livro sobre ela. Entretanto, as características que se dá ao corpo da filosofia estão todas ao nosso redor:
a) a centralização da comunidade;
b) primazia da experiência;
c) subjetividade da verdade; (Subjetivo é aquilo que se relaciona ao sujeito; Existente no sujeito; Individual, pessoal; particular; Passado unicamente no espírito de uma pessoa. Diz-se do que é válido para um só sujeito e que só a ele pertence, pois integra o domínio das atividades psíquicas, sentimentais, emocionais, volitivas, etc. deste sujeito Aurélio) .
d) a complexidade da percepção humana;
e) fragilidade do progresso;
f) irrealidade dos absolutos; (Inversão de Valores no Mundo Atual [Is 5.20] São os ventos do Relativismo!Nossa sociedade não tem princípios,nem valores básicos.A cada dia que passa as coisas vão ficando [mesmo dentro das igrejas],menos densas,mais etéreas menos sólidas,mais NEGOCIÁVEIS. Há bem menos absolutos,menos referenciais,bem menos noção do certo e do errado.Há coisas que tem sido administradas de acordo com a conveniência deste ou daquele).
g) monstruosidades do espiritual;
h) a pluralidade das visões de mundo.
O mundo ensolarado, franco, do modernismo que diz que as coisas como parecem ser está submergindo da escuridão, mas complexo e que traz uma diferente classe de pessoas à porta de nossas igrejas. São pessoas biblicamente indoutas, ascéticas e não convencidas de que a verdade existe em termos absolutos e pessoalmente vão à deriva. Pós-modernismo é a reação contra valores do mundo moderno como formado pela Renascença, a Reforma e o Iluminismo.
É de duvidar que os métodos didáticos convencionais irão formar um devoto seguidor de Jesus Cristo nesse novo tipo de material bruto . O futurista Tom Sine contundentemente disse: Tipicamente, os jovens assistem tevê por pelo menos 20 horas semanais, gastam uma imensa soma de tempo com CDs, vídeo games, e a Internet. É uma piada acreditar que uma hora semanal de Escola Dominical terá influência contra este...assalto. Nós precisamos criar abordagens muito mais sérias para o ensino cristão, e que envolvam as famílias e até comunidades inteiras .
Já não podemos confiar que uma sociedade relativamente conservadora e uma experiência religiosa como norma pra quase todos, possam fazer muito por nós. Na verdade agora temos de praticar o cristianismo genuíno, se é que queremos ver algo de substancial como resultado.(O obreiro nº 21) Esta é a forma de pensar do mundo atual e representa o grande desafio para a Igreja do século 21.
O ensino da Palavra de Deus devia programar nossa mentalidade,a maneira de pensar do ser humano como bem disse Paulo aos Filipenses 4.8. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (ARA); Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente (NTLH). Sobre pensamento aprendemos o seguinte: O caráter e a conduta começam na mente.Nossas ações são afetadas pelas coisas que habitam nossos pensamentos. A advertência de Paulo é para que se concentrem nas coisas que resultarão na vida correta e na paz com Deus. (Bíblia Plenitude pg.1238). A complexa capacidade do cérebro humano tem sido alvo das crescentes e maravilhosas pesquisas científicas.Seus 14 bilhões de células não passam de uma sombra de sua complexidade,pois cada célula emite milhares de ramificações conectoras, de modo que uma única célula pode estar ligada a mil células vizinhas.Cada uma das quais está constantemente intercambiando impulsos de dados.Estes 12 a 14 bilhões de células multiplicados por dez mil conectores fazem da mente humana um computador incomparável.. A atividade da mente foi comparada a mil mesas telefônicas, grande o bastante para servir uma cidade como Nova Iorque, todas funcionando em velocidade total, enquanto recebem e emitem perguntas e ordens .
Veja de outra maneira: Existe mais equivalência eletrônica em um cérebro humano do que em todas as estações de rádio e televisão do mundo,juntas. O cérebro humano não perde uma só informação.é capaz de dar e receber as informações mais sutis.E o que é muito mais importante,receber ou transmitir mensagens do próprio Deus , capacidade que nenhum computador jamais alcançará. O vertiginoso potencial da mente humana atinge seu ápice na possibilidade de processar a mente de Cristo através do Ministério do espírito Santo ..nós, porém temos a mente de Cristo ,uma mente que está constantemente sendo renovada (1Co 2.16;Rm 12.2).Nenhum computador jamais será capaz de ter os pensamentos de Deus,nem máquina alguma poderá entender o coração de Deus ou executar sua obra. Mas o mistério que reside entre nossos ouvidos tem esta capacidade. Na realidade, foi criado com este fim: ter a mente de Cristo pensar o que Cristo pensa!
Quando nos voltamos à Palavra de Deus, encontramos fatos como este: sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração (mente aqui),porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23); Porque, como imagina em sua alma, assim ele é ( Pv 23.7).As Escrituras nos ensinam com exatidão que a quilo que se absorve em termos de pensamento determina a capacidade e a condição de cada ser humano.A programação determina a produção. (Disciplinas do homem Cristão CPAD com ligeiras adaptações).
Educar o ser humano na Palavra de Deus Tem sido um dos propósitos da Escola Dominical. Em linhas gerais, educar significa desenvolver a capacidade física, intelectual, moral e espiritual do ser humano, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento. No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, consoante às demandas da Bíblia Sagrada, a fim de que ele (o ser humano) seja um perfeito reflexo dos atributos morais e comunicáveis do Criador. As Sagradas Escrituras têm como um de seus mais sublimados objetivos justamente a educação do homem. Prestemos atenção a estas palavras de Paulo: (2 Tm 3.16,17). Um jovem educado na Escola Dominical raramente é levado às barras dos tribunais .
A conversão de uma alma é o milagre de um momento; a formação de um santo é a tarefa de uma vida inteira . Só nos resta afirmar ser a Escola Dominical uma oficina de santos. Ela ensina a estes como se adestrarem na piedade até que venham a ficar, em todas as coisas, semelhantes ao Senhor Jesus.
A EBD se propõe a ser uma agência de conhecimento de Deus para a humanidade,pois seus idealizadores sempre acreditaram que é imprescindível o ser humano conhecer ao seu criador numa dimensão sempre progressiva (Os 6.3).e como diz o profeta : O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento... (Os 4.6). Esta destruição citada por Oséias certamente é algo de sua base de sustentação como criatura espiritual, feita à imagem e semelhança de Deus que depende do seu criador para viver uma vida verdadeiramente feliz e plenamente segura. A realidade do mundo hoje infelizmente tem sido bem ao inverso disso pois , Muitos estão sendo destruídos por falta de conhecimento pessoal de Deus, mas não é por não terem capacidade de conhecê-lo e sim por voluntariamente rejeitarem o conhecimento.
Como livro texto a Escola Dominical usa a Bíblia Sagrada e se propõe a ser uma agência de transformação para o ser humano em todos os aspectos de sua vida.
Sobre o ensino consideremos:
-Ensinar o que ? Qual deve ser seu conteúdo ?
-Quem deve ensinar ? Quem está habilitado para...?
-A quem se deve ensinar ?
-Como devemos ensinar ?
-Porque devemos ensinar ?
-Qual o resultado (esperado) do ensino ?
Certamente o ensino bíblico equilibrado e efetivo trará sempre resultados maravilhosos como bem nos mostra a história do povo de Deus em todos os tempos.Estes resultados podem ser observado no âmbito pessoal,familiar e geral como:
- Geração de um bom caráter;
- A criação e manutenção de ambiente familiar sadio;
- Promoção de libertação em sentido amplo (Jo 8.32).
A Escola Dominical é o departamento da igreja que evangeliza enquanto ensina, cumprindo assim, de forma cabal, as duas principais demandas da Grande Comissão, que nos entregou o Senhor Jesus (Mt 28. 19-20). Ela é também um ministério interpessoal, cujo objetivo básico é alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade. Por isso tem sido chamada de a única agência de educação popular de que dispõe a igreja,a fim de divulgar,de maneira devocional,sistemática e pedagógica a Palavra de Deus. A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor
A Escola Dominical tal como a conhecemos é uma instituição relativamente moderna.Mas sua origem pode ser encontrada mesmo nos remotos tempos de Moisés, no que se relaciona ao seu princípio fundamental - O ENSINO BÍBLICO. A EBD representa a fase atual da instrução bíblica que sempre caracterizou o povo de Deus em qualquer época.
A ESCOLA DOMINICAL ENSINA PRIMORDIALMENTE A PALAVRA DE DEUS (2Tm 3.16,17 Mt 22.29).E isto é de extrema importância para o ser humano pelas seguintes razões:
" Não pode haver salvação sem o conhecimento da Palavra de Deus (Rm 10.13-17);aqui estaremos transformando PERDIDOS EM SALVOS !
Entendo que a Palavra deve ser entendida corretamente para que possa realmente gerar fé no coração do pecador e levá-lo à comunhão com Deus,e nada melhor do que o ensino dosado equilibrado e sadio oferecido pela EBD.(Dt 32.2)
O Senhor Jesus cumpriu este ministério na terra, Ele é o Mestre por excelência, Afinal, Ele era e é a própria sabedoria. (Cl 2.3). Era o Senhor admirado por todos, porque a todos ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas e fariseus (Mt 7.29). Segundo alguns, das 90 vezes que alguém se dirige ao Senhor em 60 delas
A Igreja Primitiva também se preocupou com este ministério,pelo que Lucas registrou em Atos dos Apóstolos, é fácil concluir: os discípulos seguiram rigorosamente as ordens do Senhor Jesus Cristo. Ensinaram Jerusalém, doutrinaram toda a Judéia, evangelizaram Samaria, percorreram as regiões vizinhas à Terra Santa. E, em menos de 30 anos, já estavam a falar do Senhor Jesus Cristo na capital do Império Romano sem impedimento algum (At 28.31). Se a Igreja cresceu, cresceu ensinando a Palavra de Deus a toda a criatura; expandiu-se evangelizando e discipulando. Sem o magistério do Evangelho, inexistiria a Igreja de Cristo.
" A Palavra de Deus ensinada e compreendida pelo pecador produz vida (Jo 20.31). Neste aspecto estamos transformando MORTOS EM VIVOS!
Encontramos a informação de que a Palavra de Deus é viva e vivificante (Hb 4.12;Jo 6.63)
Cristo é esta vida oferecida no ensino da Palavra de Deus,pois Ele é a própria Palavra que encarnou (Jo 1.1,10,14);
Jesus Disse que veio para trazer vida abundante (de qualidade),(Jo 10.10);
Quem a ouve (observa) tem a vida eterna(Jo 4.24)
Também nos diz ser a ressurreição e a vida (Jo 11.25);
A regeneração do pecador somente será possível através da ação da Palavra de Deus (1Pe 1.23).
" A Palavra de Deus conhecida e vivida resulta em libertação (Jo 17.17;8.32) A transformação aqui é: ESCRAVOS EM LIVRES !
A escravidão dos seres humanos é tríplice :
No corpo por debilidades físicas ou doenças (Mt 9.18,23-26);
Na alma por desejos ou vícios (Lc 15.11-24;18.18-30)
No espírito por efeito e ação dos demônios e o próprio satanás (Mt 17.17,18).
Concluímos que a Escola Dominical é imprescindível para que a grande comissão seja levada a efeito e com grande vantagem porque como já vimos quem aceita a salvação em Jesus através do ensino terá sem dúvida, uma base muito sólida ,saberá exatamente como e onde estará construindo sua casa conforme Jesus falou em (Mt 7.24-29: Lc 6.46-49, O Prudente e o insensato).
 Ev. Clari Mattos 

Um comentário:

  1. Prezada irmã Madalena, Paz do Senhor.

    Como sempre seu blog está ótimo.

    Tenho observado que a irmã é uma aficcionada pela causa do Mestre, meu desejo é que continue assim.

    Prezada irmã, estou incumbido de editar um livro que terá por título: Novo Testamento e Pós -Modernidade. Gostaria de saber se a irmã tem material a respeito e se tiver e puder compartilhá-lo, isso me ajudará e muito. Desde já agradeço imensamente.

    jalves1sgt@yahoo.com.br

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

"PEQUENAS FRASES GRANDES EFEITOS"

"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

♥TODOS QUE ACOMPANHAM MEU BLOG♥

FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM♥

Assista sem se emocionar! ... "Lições que aprendi quando era pequeno"

COMO ELE NOS AMA!!!

♥DEIXE UM RECADINHO PARA MIM, PLEASE♥

Não entendo,quando alcançou mais de 6 MIL visitantes o marcador zerou