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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ensinar: muito mais que transferir conhecimentos

Na atualidade, vivemos um momento em que o ensino-aprendizagem está voltado apenas a perspectivas tradicionais nas quais os alunos são meras caixas vazias que devem ser preenchidas pelo professor: o “detentor de todo saber”.
Porém, precisamos compreender que o ato de ensinar não é apenas transmitir conhecimentos. Assim, o ensino cristão consiste em uma tarefa até um pouco árdua no sentido da preparação de estratégias, mas por outro lado, muito gratificante quando alcançamos os nossos objetivos.
Paulo Freire (2002) afirma em seu livro: Pedagogia da Autonomia que ensinar é criar as possibilidades para que o aluno possa produzir o saber. Nesse sentido, é necessário lembrar que o educador cristão não é o detentor de toda sabedoria. Ele não só orienta a aprendizagem, como também ajuda os alunos a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios encontrem as suas opções.
A educação moderna recebeu um grande impacto quando houve um crescimento desenfreado das novas tecnologias e o aparecimento de diversos recursos didáticos para serem utilizados em sala de aula. Assim, nunca se exigiu tanto dos educadores uma maior compreensão e utilização desses recursos em suas aulas na Escola Bíblica Dominical (EBD).           
Assim, Marcos Tuler (2007) afirma que cabe ao educador cristão da atualidade a responsabilidade de melhorar a sua comunicação em sala de aula, permitindo que os alunos possam chegar a compreender substancialmente os conteúdos, alcançando com êxito a sua educação cristã. Para tanto, faz-se necessário um planejamento, uma preparação anterior à ministração das aulas.
Tuler (op. Cit.) nos mostra que é imprescindível que o professor da EBD adote uma postura que valorize o ensino participativo. Nessa perspectiva, o aluno é o foco principal e dispõe do direito de se expressar e compartilhar seus aprendizados e suas experiências, contribuindo sumariamente para o ensino-aprendizagem. Assim, podemos afirmar que a aula expositivo-dialogada ainda é um método produtivo que facilita a interação dos alunos, e com o professor da sala.
É importante lembrar que em todo o processo de ensino, em especial o cristão, a verdade precisa ser dita: quando o professor se imagina dono da verdade, rei do currículo, imperador do pedaço, acaba mendigando e se frustrando. Por outro lado, quando se apresenta cheio de humildade, de compreensão e vontade de aprender, resplandece e brilha!
Para concluir, no livro de Daniel capítulo 12 e versículo 3, temos:  “Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.”

Por Rosevan Marcolino de Andrade

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"Pois no mesmo fogo, o ouro dá brilho e a palha vira fumaça; debaixo da mesma debulhadora o talo é esmagado e o grão debulhado; a borra não é confundida com o óleo porque ambos saem do mesmo lagar. Assim, também, a onda de dificuldades testará, purificará e melhorará os bons, mas socará, esmagará e arrastará para longe os maus. Assim é que, sob o peso da mesma aflição, os ímpios negam e blasfemam de Deus, ao passo que os justos oram a ELE e o louvam. A diferença não está no que as pessoas sofrem, mas no modo que elas sofrem. A mesma sacudida que faz feder a água fedorenta faz o perfume exalar o mais agradável cheiro. (Uma das declarações mais eloquentes de Agostinho)

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